quarta-feira, 4 de junho de 2008

A casa

    Analisando bem, todos somos como uma casa. Uns com faixadas imponentes, outros nem tanto. Uns com interiores bem decorados, outros precisando de reformas. Como numa casa normal, temos em nós cômodos com suas respectivas características. E começando por fora, nem sempre conseguimos demostrar a essência da casa. Mesmo assim de alguma forma atraímos olhares, quer por admiração, quer por desdenho.
    Entre pela porta da sua casa. O que você vê? Que cheiro você sente? Será que uma sala arejada e organizada, pronta para receber visita? Ou uma sala escura e fria?. A sala seria o cômodo onde recebemos as pessoas com as quais convivemos diariamente, sem mais intimidades, neste local, várias pessoas entram e sentam, tomam uma água e nem sempre voltam. Um lugar onde ficam apenas as marcas de sapato e poeira de chinelos. Entrando mais um pouco chegamos até a cozinha. Cozinha farta ou carente? Este é o lugar onde pessoas que necessitam de você recorrem. Onde a necessidade levará pessoas, com ou sem sua afeição, a entrarem e esperar que você as sirva, mesmo que seja só um dedo de atenção, ou um copo d'amor. Quase sempre somos abordados por esse tipo de pessoa, mas não fazemos questão de levá-las até a cozinha, pedir pra sentar e serví-las em suas carências, por vezes perguntamos o que querem, e as despedimos depois de meio copo de atenção gelada e um sorriso mal passado. Passando pela sala entramos no único quarto da casa. Onde sonhos acontecem, lágrimas se derramam, segredos são guardados. Talvez o quarto seja justamente a parte que devamos prestar mais atenção. Trata-se do que somos de fato. Toda nossa história está aqui, guardada no livro perto da cabeceira da cama. Como estará esse quarto? Pra que ele serve? Apenas para ser limpo pela diarista e trancado em seguida? Muitas vezes deixamos que outros façam o trabalho de limpar nosso quarto. Convivemos mais na sala de nossas vidas e acabamos tendo medo do nosso quarto. Medo do que somos. Por isso, por quê ficar no quarto sozinho? tanto tempo!? É tão sem graça. Ficar olhando para as paredes. E quem disse que é isso q devemos fazer quando encontramos conosco? Deveria ser o momento mais apreciado, mais desejado. No entanto não é. Fugimos do nosso quarto logo pela manhã, deixamos a bagunça q nem sempre é limpa completamente pela moça que vem, e vamos ao dia esquecendo de nós. Ainda nessa nossa casa, visitamos por vezes o banheiro... é! o banheiro! Você deve estar se perguntando o que o banheiro tem nessa história? Se observarmos bem, não vamos ao banheiro a menos que necessitemos fazê-lo. Algo que pensamos ser inútil, não deve ser, afinal onde você jogaria a sujeira do corpo? Numa casa tão bem dividida não poderia faltar um lugar onde o choro acontece sem ser percebido, onde senta-se para meditar e até rir de bobagens lembradas. É um local onde só cabe quem precisa.
    Analisando assim, podemos ver quanta coisa temos pra organizar em nossa casa, não é?
    Mas ainda tem mais! Sim! Tem aquele quartinho lá nos fundos, cheio de tralhas juntadas ao longo do tempo, sentimentos perdidos entre atitudes desnecessárias. Talvez aqui estejam as respostas para muitos os cômodos da casa, como também muita mágoa misturada, cacos de relacionamentos ou até um coração enferrujado. Mas por que não entramos? Muita gente prefere deixar o quartinho lá, intocável, apenas recebendo os entulhos das situações, pedaços de sonhos frustrados, com medo de ratos e baratas, medo do que pode encontrar. É por aí que a casa deve começar a ser limpa, pois ainda que a casa esteja com sala, quarto, cozinha e banheiro limpos, se o quartinho dos fundos não estiver a casa não estará pronta.
    Será este quartinho que o Senhor da casa irá observar com cuidado. E é este quarto que Ele precisa que nós mesmos limpemos, para que os outros cômodos sejam sarados por Ele.

    Cuide da sua casa, e permita que ela seja "faxinada" por Deus. Faça a sua parte que os demais cômodos serão uma bênção para os outros.


    Philipe Monção.

    9 comentários:

    Anônimo disse...

    Muito Bom TExto!

    Abraçon, Ó Pá.

    Tato Messias disse...

    amo analogias!falou-me profundamente.
    Acho que no momento estou no banheiro...hehe, gostaria tanto de ter acesso a outros comodos de certas casas...tb preciso limpar a minha.
    que Deus continue te inspirando e te usando Lipe, abraço

    Anônimo disse...

    Oi Lipe, quanto tempo hein?
    Ném sabia do seu blog, achei muito interessante a idéia, principalmente pelos textos q vc vêm postando!
    Nossa, "A Casa" me tocou muito...estava precisando dessas palavras, acho q foi feita na medida certa...Deus sabe muito bem de todas as coisas e a idéia de vc ter um blog não foi em vão!!!
    Beijão de saudade

    Carolina Valente

    Unknown disse...

    Lipe que lindo texto!
    É verdade,muitas vezes não paramos para análisar a nossa casa,não só no próprio sentido do termo casa,mas uma análise que vai muito além...
    Muita saudade tua!
    Continue escrevendo coisas maravilhosas como esse texto,que Deus te abençõe ;D

    lane disse...

    Isso lipe!!!!!!!
    continue assim...
    muito bom texto.Deus realmente precisa entrar pela porta da frente em nossas vidas,pricipalmente nakele quartinho secreto q é o nosso coração

    Unknown disse...

    Caracas...q texto lindo...
    esse texto veio no momento q estava precisando...Não foi a toa q vc mandou ver o seu blog...isso foi uma manifestação divina de Deus...
    Abraço Lipe

    Anônimo disse...

    Lipee!!! Não sei que nome dar ao que acabei de ler. Não sei se é inspiração, dom, sopro divino ou tudo isso junto! É um escritor que está "nascendo" e todos ao seu redor têm que dar força. Esse tipo de cultura está sendo deixada pra trás; hoje as coisas que te acrescentam algo são chamadas de brega ou sentimentalóides... Não deixe que ninguém te diga o que fazer! Continue nos presenteando com esses textos! Beijão!!

    Anônimo disse...

    amo este texto falou profundamente comigo ;*)(vc ewscreve bem em?!rs.)

    Priscila MArtins disse...

    Minha gente, que coisa linda é essa?!!
    Siomplesmente adorei, na medida em que a gente vai lendo, a gente se ver no texto limpando ou não cada parte do nosso coraçãozinho ..Lipe você é d+ !!


    Priscila MArtins